15/02/2022

Dicas de alimentação para Pole Dancers - entrevista com Janete Neves

Dicas de alimentação para Pole Dancers - entrevista com Janete Neves

 

O Pole Dance é uma modalidade esportiva que engloba habilidades de flexibilidade e força muscular em um corpo que precisa ser necessariamente leve para desenvolver as competências de forma excelente. Os praticantes podem ser magros ou gordos, mas as necessidades da atividade são as mesmas. Talvez o corpo magro não tenha força e o corpo gordo não tenha leveza, portanto os dois tipos de perfil precisam mesclar suas habilidades e se tornarem um corpo leve, forte e flexível. Desta forma, a alimentação equilibrada permite aperfeiçoar essas habilidades e gerar um resultado mais satisfatório no treino e no corpo.

Para ajudar a gente na orientação da alimentação correta, a PlayPole conversou com a nutricionista esportiva Janete Neves, que atende várias pole divas, como Alessandra Rancan, Rafaela Montanaro e Regina Mutai, sobre a dieta para quem pratica o esporte. Confira as dicas de ouro de Janete Neves sobre a alimentação recomendada para pole dancers:

 

O que comer no pré-treino?

"A ingestão de carboidrato de rápida absorção é a primeira opção para o pré treino. Eles garantem a energia necessária para um treino bem sucedido e evolutivo. Frutas como banana, tangerina, uva, frutas desidratadas, cranberry, sucos, batatas, beterraba, tubérculos e paçoca, além de suplementos industrializados específicos estão entre as opções.

Os alimentos de baixo índice glicêmico são a segunda opção de pré treino. Alguns exemplos desse tipo de alimento são pães ricos em fibras, cereais integrais, oleoginosas, óleo de côco, chips de côco, abacate e creme de amendoim".

A nutricionista ainda ressalta que a alimentação pré-treino corresponde não só à última refeição antes da aula, mas a tudo o que foi consumido durante 24h antes do treino. Ou seja, não adianta comer algo saudável logo antes do treino se no dia anterior já encheu a barriga de refrigerante e fritura, hein: lembre-se de que as "escapadinhas" da dieta sempre prejudicam a evolução das habilidades do pole dance.

 

O que comer após o treino?

O pós-treino é o momento mais importante para acelerar a evolução e recuperação de todo treino e dedicação dada a prática. "Conte 3 horas após o fim da aula, esse é o tempo que a pole dancer tem para comer ou suplementar algo nutritivo" - aconselha a nutricionista.

"Os alimentos que são energéticos (recomendados antes do treino) precisam existir, porém em uma quantidade menor do que no pré exercício. Nesse momento de tentativa evolutiva do corpo, precisamos oferecer proteína junto com a energia, e acrescentar os reguladores que são vitaminas e minerais.

Os alimentos ricos em proteína recomendados são: ovo, atum, salmão, sardinha, frango, queijos, iogurte natural, carnes ou suplementos industrializados.

Aliar essas proteínas com algum alimento energético citado no pré-treino e acrescentar os alimentos enriquecidos em vitaminas e minerais como azeitonas, folhas verdes, tomates ou cenouras, beterraba, gergelim, chia, pepino, morangos, melão, mamão, pão, cúrcuma, azeite, figo, abóbora, aveia, cebola, repolho ou suplementos industrializados estão entre as opções mais comum nos pós-treino".

 

Existem dietas específicas para treinos de força ou resistência?

"Um indivíduo, seja ele amador ou profissional, só atingirá seus objetivos se ingerir os alimentos necessários para fazer seu corpo aguentar o desgaste de suas atividades diárias. Cada atividade tem seu tipo de impacto sobre o corpo" - diz Janete.

"Para treinos de força, Janete Neves recomenda que sejam feitas 4 refeições ao longo dia,  com mais volume e ricas em proteína.

Já para treinos aeróbicos e mais resistência, o recomendado é fracionar a dieta entre 5 a 6 refeições menores, para que o corpo mantenha-se leve e produtivo o tempo todo".

 

E para um atleta que pensa em participar de campeonatos, quanto tempo antes deve-se ter um acompanhamento nutricional? A suplementação é indicada?

"Um praticante de Pole Dance, dependendo do seu currículo na vida esportiva, normalmente precisa de 4 a 6 meses para fazer um plano preparativo evolutivo para assim no dia do campeonato conseguir chegar em uma momento mágico de suas habilidades particulares.

Para isso acontecer, o atleta precisa estabelecer objetivos e ter autodisciplina para alcançar essas metas. Esse momento de pico de performance pode acontecer 1 a 2 vezes por ano, dependendo do perfil curricular do praticante do pole dance.

A alimentação ajuda o corpo a desenvolver habilidades que levam o praticante de pole a chegar o mais próximo possível da meta estipulada, mas isso demanda tempo. Não espere resultados imediatos sob o simples pretexto de que decidiu mudar ou criar uma meta. Cada ação ou adaptação ao plano alimentar elaborado e executado permite que esse avanço se torne efetivo dentro do seu metabolismo, e cada passo vai nos guiando para levar o corpo a esse ápice de um campeonato.

A suplementação faz parte dos passos que deveríamos dar, mas é algo insignificante para o praticante de Pole Dance, pois o fato de ser leve, flexível e forte são os princípios mais importantes, e isso dá para conseguir apenas com alimentos. Talvez em fases de treinos exaustivos e volumosos, ou na semana do campeonato, seja necessário alguma suplementação".

 

Se pudesse dar três dicas para pole dancers que estão em busca de melhorias na saúde e que possam contribuir para os treinos, quais seriam?

  1. O indivíduo que descobriu o Pole Dance e quer levá-lo a sério como prática esportiva deve ter frequência em treinos. Isso faz o corpo rapidamente se adaptar para fazer coisas incríveis. Mas essa frequência custa tempo, planejamento dedicação e prioridades. Essa mesma dedicação deve ser voltada para as escolhas alimentares: precisa ter planejamento, prioridades e parar de se dar permissões - elas são as culpadas do praticante não conseguir ter percepção de rendimento ou de evolução alguma. Petiscos, bebidas, presentear com comida, achar difícil falar não para comida... essas são as vilãs de esportes que exigem `estar leve` para praticar com excelência.
  2. Se alimentar adequadamente é fundamental, e isso não significa comer pouco ou não comer. Lembrando que o pole é um esporte onde o praticante deve ser leve e não magro. O magro no pole não consegue ter força para fazer movimentos importantes, isso causa frustrações e abandono, pois não será sustentado. Assim sendo, faça escolhas alimentares inteligentes, crie uma rotina alimentar, compre alimentos bons para tê-los em seu alcance. Essas são atitudes de esperteza para o praticante de pole.
  3. Fazer atividades novas causam adaptações no corpo, por exemplo, se pegar uma inchada sua mão criará calos para suportar a pegada da mão. No início será uma vermelhidão, depois se fizer isso por vários dias o corpo cria uma capa para proteção mais grossa, forte e áspera. É exatamente assim com os treinamentos: se treinar muito mais intenso do que aguenta pode machucar seriamente (ex: bolhas na mão), no corpo causa inflamações de tendões, estiramentos musculares e isso leva a um afastamento, então respeitar o limite do corpo e o tempo que ele precisa para se recuperar, ou quantidade de comida para ajudar nesse processo, são coisas importantes de serem ajustadas. Essa dica é mais importante ainda para praticantes que não conseguem ter frequência nos treinos de pole. Essas pessoas precisam fazer atividades paralelas ao pole (aeróbias, funcionais, musculação) para que o corpo consiga manter um nível de equilíbrio físico e mental, principalmente uma fome constante e equilibrada, pois essas pessoas são levadas mais constantemente a compulsões alimentares.

 

Quem quiser falar com a Janete, pode entrar em contato com ela por email ou telefone, ou visitar o site dela. O consultório fica na cidade de São Paulo, mas ela consegue fazer um atendimento à distância para nossos leitores de outras cidades!

telefone: (11) 3666-4620 (11) 9 9198-4009

email: contato@janeteneves.com.br

site: www.janeteneves.com.br

insta: @janetenutricionista

 

xxx

 

Já viu, né? Bora comer bem porque alimentação saudável é requerimento para pole dancers! <3

O que achou das dicas? Conte para a gente, deixe seu comentário aqui! E não se esqueça de acompanhar a PlayPole no Faceboook e no Instagram para mais novidades e conteúdos exclusivos sobre o mundo do pole dance! :)